PUTIN DIZ QUE TRUMP TARIFAR BRASIL POR GUERRA NA UCRÂNIA NÃO FAZ SENTIDO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira (3), que a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais a produtos brasileiros não tem ligação com a guerra na Ucrânia. A fala foi feita durante entrevista coletiva em Pequim, onde o líder russo participou das celebrações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia.

De acordo com a agência estatal russa Sputnik, Putin afirmou que os embates comerciais entre Washington e Brasília estão mais ligados a questões internas da política americana do que ao conflito no leste europeu.

“Não há relação direta entre a Ucrânia e as tarifas impostas ao Brasil. Esse é um tema que envolve os alinhamentos políticos internos do país e suas relações com o ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse o dirigente russo.

Putin lembrou que, em 6 de agosto, os EUA aplicaram uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, medida justificada pelo governo de Donald Trump como resposta a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo Bolsonaro. Já em 8 de agosto, estava prevista a entrada em vigor de uma tarifa de 100% contra países que compram petróleo da Rússia, como o Brasil, mas a medida foi suspensa em razão de uma reunião entre Trump e Putin no Alasca.

Embora o encontro não tenha resultado em acordo de cessar-fogo, Washington manteve a sobretaxa de 50% sobre o Brasil e anunciou medida semelhante contra a Índia, também importadora de petróleo russo.

Para Putin, o Brasil acabou sendo envolvido como “moeda de troca” nas disputas políticas internas dos Estados Unidos.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment